Fim dos cookies de terceiros vai impactar o seu marketing

Desde o dia 1º de agosto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, lei nº 13.709) pode ser usada para punir empresas que não seguirem as devidas regras de proteção às informações pessoais cedidas por clientes e usuários.

É bom que o seu negócio fique atento com esta novidade da legislação no Brasil (e de outros países), pois as empresas precisarão adotar mais medidas de segurança digital para garantir um pouco mais de transparência e privacidade no uso dos dados de seus consumidores.

E essa mudança pega em cheio a questão do fim dos cookies de terceiros (ou third party cookies). No mais popular dos navegadores, o Chrome, o suporte acontece até meados de 2023.

Em outras palavras: teremos impacto nos negócios de diversas empresas! 

Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, explica que o cross-site, a coleta de dados entre websites, até então é facilitada justamente pelo uso de cookies third-party: “Agora esta coleta de dados será bem mais restrita. É uma forma de se estar em conformidade com as  leis de proteção de dados pessoais. Claro, a previsão é que o processo seja totalmente implementado apenas no decorrer de 2022, por isso ainda temos alguns meses para a adaptação”.

Nas palavras do general manager da Adobe para América Latina, Federico Grosso, estes third party cookies são amplamente utilizados como ferramenta de publicidade e marketing para ajudar marcas a adquirir e fidelizar novos consumidores no ambiente digital. Uma pesquisa recente da eMarketer mostrou que mais de 77% dos sites utilizam cookies de rastreamento – e se separarmos apenas anúncios digitais, esse dado sobe para 82%.

Com o fim dos cookies de terceiros, todas as empresas deverão adotar uma nova abordagem para seguirem crescendo com estratégias baseadas em plano de dados próprios.

O que fazer sem estes cookies de terceiros?

Opere apenas em um único domínio
Mais do que nunca, o ideal é começar a vincular todas as suas propriedades digitais em um único domínio – e com isso, capturar o comportamento em torno dos diferentes pontos de contato que mantêm com seus clientes.

Consolide os dados
Capturar a informação é apenas o começo. Agora é fundamental mantê-la ordenada e segura. Os processos de tratamento da informação precisam de uma estrutura clara. Ou seja, os dados que são muito relevantes para a compreensão da jornada do cliente podem estar disponíveis em um só lugar sem correr riscos.”

Compreenda a durabilidade dos identificadores
Fique atento com o tempo em que as empresas podem manter as informações e o tipo de domínio que os consumidores têm para solicitar uma cópia dos dados. 

Estamos começando uma nova era, uma era sem cookies de terceiros.  

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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