E eles foram felizes para sempre! Pode beijar a noiva.
Talvez essa seja a imagem que venha a sua cabeça quando falamos de casamento, mas, pequeno Jedi, a vida é bem mais que a data da união. Ninguém acorda bonito e feliz o tempo todo, ninguém acerta o tempo todo.
Mas.
E sempre tem o “mas”
Quando a parceria existe, a chance de sucesso é extremamente maior, e assim é quando estamos falando da relação agência e cliente. Neste cenário vamos arbitrar o seguinte:
Nossa família imaginária é composta da mãe, a agência, do pai, o cliente, e do filho, o resultado dos esforços de comunicação, o objetivo em si.
O filho sempre é resultado de um esforço conjunto. Ele pega um pouco do pai e um pouco da mãe que a medida que vão educando a criança, ela vai criando suas próprias experiências.
ok, vamos deixar de analogias e vamos para o feijão com arroz.
Colaboração mútua, é a palavra de ordem em qualquer processo de parceria! E não difere quando falamos da relação entre uma agência e seu cliente.
Já tentou convidar alguém para dançar e cada um escolher um ritmo diferente? Ou pior, convida para dançar, a pessoa aceita só que fica parada, você tenta propor a dança enquanto a outra pessoa só fica lá, parada.
Não dá certo!
A agência, nobreza, tem um papel importantíssimo nessa história toda. Ela é quem trará o caminho para alcançar os seus objetivos de comunicação. Traz as ideias mais malucas e inovadoras para colocar sua marca no mapa e entre as escolhas do seu possível cliente.
É função da agência:
– Estudar o cliente
– Estudar a concorrência
– Definir o público-alvo
– Definir a persona
– Propor e Criar estratégias para alcançar o objetivo.
A agência tem o know-how afinal, você precisa focar no seu negócio e não em estratégias de comunicação.
Dois pra lá, dois pra cá!
Agora, o cliente também tem papel nessa dança e o principal deles é o de alimentar essa relação com informações claras, feedbacks sinceros e expectativas realistas.
Manja a reunião em que a agência te atormenta sobre público-alvo?
Aquele pedido de foto em tempo real?
O vídeo do produto chegando?
A resposta para a interação que chegou?
O envio de informações nos prazos combinados?
Então, isso não acontece porque a agência é manda-chuva deusa suprema de toda a estratégia, não.
Ela te atormenta em busca dessas informações porque elas são necessárias para o sucesso das ações. Pensa assim, enquanto é obrigação da agência ter toda a comunicação planejada, é obrigação do cliente também mandar informações em tempo hábil.
É matemático.
+ tempo = + criatividade = + sucesso.
– tempo = + pressa = mais do mesmo.
Não tem segredo! Ou melhor, se tiver segredo, vai dar ruim!
Agência e cliente precisam estar na mesma sintonia, trocar ideias e ouvir reciprocamente como se fossem melhores amigos, e quer saber, precisam ser!
Para o sucesso ser garantia desse casamento, são necessários 5 verbos:
– conversar
– ouvir
– interagir
– informar
– colaborar.
E aí, quer dançar comigo?