Imagina um segmento, agora imagina que ele é o maior do varejo e por fim tenha esse número em mente: retração acumulada de 2,4% em três meses de 2021.
Aposto um pé de moleque que você não pensou em supermercados, acertei?
Pois é, isso mesmo que você leu, dados do IBGE divulgados em janeiro mostram a redução nas vendas de um dos poucos setores que a princípio passaram ilesos pela pandemia. Será mesmo? Infelizmente, não. Ainda que tenha ficado de portas abertas a maior parte do tempo, mesmo em tempos de lockdown, os supermercados tiveram que apertar o cinto para continuar oferecendo ofertas cada vez mais demandadas pelos clientes em tempos de crise.
Agora, como fazer isso sem sacrificar margens de lucro que colocam o negócio em risco?
No Marketing, resposta há!
“A estruturação de campanhas antecipadas com planejamento de pelo menos 6 meses, ações exclusivas e pensadas para cada público, além de uma comunicação eficiente agência-cliente, são algumas das chaves para o sucesso” nos conta Taísa Gruber, Atendimento na KAKOI.
Outro fator indispensável para os dias atuais, as redes sociais, devem estar atentas aos acontecimentos que geram burburinho na comunidade, e não deixar que as páginas se tornem meros “postadores” de ofertas: “é preciso um equilíbrio entre ofertas, extremamente importantes para o público, e pautas de engajamento. Cada uma tem a sua importância e a hora certa para ser postada” conta Thiago Andrade, responsável pelo Conteúdo da KAKOI.
Só quem tinha mais de 60, 70, 80 anos nessa pandemia sabe o quanto cansou de ouvir:
– Fique em Casa!
“O fique em casa separou ações profissionais das populares “gambiarras”. Ter um ecommerce ativo, um atendimento eficiente por telefone, por Whatsapp e uma entrega estruturada foram diferenciais de supermercados que conseguiram se adaptar, ainda que perdessem parcela significativa de seus clientes. Foi preciso uma adaptação rápida, quem não se adaptou, ficou no prejuízo”, afirma Hallana de Avila, Head de Anúncios Online da KAKOI Comunicação.
É preciso entender que o marketing para supermercados evoluiu de uma maneira diferente de outras categorias, enquanto a tecnologia foi substituta para a maioria das empresas, no supermercado ela foi acrescentada a ações que sempre se mostraram vencedoras como os encartes impressos, o carro de som, sorteios ou até mesmo a rádio interna.
Respondendo a pergunta título desse post:
Como uma agência de marketing pode ajudar supermercados?
Ela pode unir todos esses esforços de comunicação em um mesmo caminho, assim, aumentando a eficiência deles, fazer com que o consumidor possa, em um mesmo dia receber o encarte impresso em casa, ouvir o carro de som com as ofertas passando pela rua e ainda receber as mesmas ofertas diretamente em suas redes sociais. Essa união de ações faz o sucesso da comunicação em si.
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