Se antes os millennials eram o terror de quem pensava em marketing, como vender para essa gente, isso é coisa do passado. Agora eles já estão no mercado de trabalho com suas próprias crenças e poder de compra. O desafio mudou, agora é preciso encantar a geração Z, aí, o desafio é bem mais complicado.
A geração Z, nascidos entre meados dos anos 1990 2000 são o retrato de uma geração que ainda não se definiu, uma geração que testa limites. O que pode, o que não pode. Como fazer? Em que acreditar? É uma geração que está em aprendizado, que contesta o status quo e a partir dele forma novas convicções que assustam as gerações passadas, incluindo os millennials, mas é uma geração que invariavelmente irá entrar para o mercado consumidor e as marcas precisam entender essa geração sob pena de ficarem ultrapassadas. A geração Z tem costumes próprios, tem até um vocabulário próprio, se antes escrever “você” com “vc” já era motivo de debate, o que dizer da ausência completa de letras e a substituição por emoji ??♂.
Do que gostam, o que acreditam, como vivem. O Google divulgou essa semana uma apanhado completo sobre esse mundo todo especial que a geração Z representa.
Fidelidade e Causas.
Se antes as pessoas eram fieis as marcas, essa geração é fiel as causas, a autenticidade que a marca representa. Segundo a pesquisa do Google, a maioria da geração Z não tem uma marca favorita, mas não se importa em pagar um pouco a mais se essa marca mostrar que é uma parceira da sociedade e daquilo que os “zs” acreditam.
A causa Meio Ambiente é a principal defesa desta geração disparada, mais de 43% das pessoas desta geração apoiam empresas e causas que se preocupam com o verde. Além disso, temas como saúde, alimentação saudável e dietas para emagrecer são 5X mais buscadas no Google do que causas ambientais, sinais de que algumas preocupações da geração passada ainda seguem vivas.
E o sucesso?
Primeiro é importante entender uma importante mudança de comportamento: eles usam o Youtube para aprender absolutamente tudo, por isso é tão importante demonstrar que a sua empresa se preocupa com uma causa e o mais importante: tem autoridade para falar sobre assuntos a que se propõe oferecer como venda para seus clientes.
Algo importante para esta geração é o medo do futuro, mudanças climáticas, tecnologia, deixam no ar uma sensação de que não haverá ocupação para todos no futuro próximo, um pouco mais subjetivo, porém muito importante, é o medo da falta de propósito. Observem no gráfico abaixo que não ter carreira, propósito e a solidão são motivos de preocupação.
Sua marca precisa se manter conectada com a nova geração, ela já está no mercado consumidor, porém, se portando de maneira diferente com o que você estava acostumado. Olhos abertos, atenção para pequenas mudanças, tipo um comportamento novo em redes sociais com TikTok, até mudanças de postura com Facebook que agora convida você a literalmente morar nele.
Colaboração
Os gráficos e os dados da pesquisa são do Google.