O que é funil de vendas e como ele te ajuda a vender mais?

Você já ter ouvido falar sobre funil de vendas, jornada de compras e se perguntou o que é ou ainda, como aplicar isso. Este é o nosso desafio neste post, explicar a você que um funil de vendas bem estruturado é essencial para que possamos oferecer o melhor e mais assertivo para o nosso futuro cliente. Vamos lá?!

Primeiro, o que é um funil de vendas?

Funil de vendas é uma representação, pode ser o que você quiser, mas normalmente é representado por uma pirâmide ao contrário. Na base, que aqui fica no topo entra muita gente e no topo, que aqui fica na base saem somente os clientes. É o final do ciclo de atração. Em geral, é dividido em 3 etapas – Topo – Meio – Fundo.

Calma, vamos explicar cada um deles.

Topo de Funil

Aqui é a etapa de atração do seu visitante, neste momento você mostra para ela diversas soluções possíveis para um problema que ele possa ter, ou ainda, uma solução inédita que ele pode aplicar no dia da vida dele ou da empresa dele. Também conhecido como o período da descoberta, do aprendizado, é um bom momento para você oferecer materiais ricos, textos em blog, vídeos, ebooks, webinar, enfim, depende sempre de público para público e da atratividade que cada um terá. O importante, aqui você não vende nada.  Você deixa ele conhecer situações, problemas e basicamente te identificar como alguém que pode solucionar problemas. Nesta fase o visitante te dá, em troca do material oferecido, dados como o nome, email, telefone, enfim… aqui ele deixa de ser um visitante e torna-se um lead.

Meio de Funil

Eis que temos um querido lead. Lembre-se, ele ainda não é seu cliente, ele já te conhece, já sabe que você pode ter soluções para as dores dele, mas ainda não está certo de que vai ou não te contratar. Mantenha a calma. Esta, é a etapa ideal para que você mostre ao lead cases de sucesso de pessoas com problemas semelhantes aos dele, você também pode oferecer para ele outras soluções como um período de demonstração do seu produto, ou ainda textos e pequenas pílulas que vão ajudar o seu lead no processo de decisão. Essa decisão não pode ser forçada, ela deve ser natural. Lembre-se que uma venda mal feita vai sair caro para ambos em curto prazo. Chegamos enfim a fase do amadurecimento e partimos para o fundo… do funil e transformam-se em oportunidades.

Fundo de Funil

Chegou a hora de separarmos os homens dos meninos, os leads dos clientes. É hora do show. Agora você tem uma oportunidade real de venda. Ele já te conhece, já conhece o próprio problema e sabe que o seu produto pode ser a resposta para as orações dele. É hora do fechamento, mas mantenho o conselho acima: mantenha a calma. O departamento de vendas já tem o sinal verde para abordar essa oportunidade. Você já é uma referência para ele e agora ele está pronto para tornar-se cliente. De novo: calma. Quantas outras empresas você acha que tiveram a mesma ideia que você? Ele está no fundo de funil de quantas outras? Antes de partir para o “ataque” responda a si mesmo:

– Por que ele deve se tornar seu cliente?
– Qual é o seu próprio diferencial frente aos concorrentes?
– O que ele perde não fechando com você?! É isso mesmo, o que ELE vai perder. Não você, ELE.

Se você responder com precisão estas questões as objeções de venda caem para duas:

Preço
Prazo

Com relação ao preço falaremos em outro texto, mas em resumo o seu preço deve trazer valor ao cliente, mostre a ele quanto que ele economiza X pagando apenas Y para você.
Com relação ao prazo, o correto é você deixar tudo muito claro no SLA. Ele será atendido quando, com que prazo de devolutiva, enfim, o importante é não deixar o futuro cliente ansioso. Uma boa dica para encerrar isso é criar cenários, trabalhar com o famoso “SE”.

Se hoje você já estivesse conosco, teria isso, isso e aquilo. Já poderia estar fazendo aquilo outro, enfim, inclua o interlocutor na história.

A decisão de compra no final é dele. Não force. Não prometa o que não pode cumprir. Não venda por vender.
Salvo ele não queira, mesmo que não compre neste momento, seguirá sendo como um prospect e pode acabar se frustrando ao fechar com outro fornecedor.

Antes de encerrarmos vale algumas ponderações:
– Sempre aponte suas ações para o público alvo certo. Não adianta oferecer carne para vegetariano.
– Há diversas ferramentas que auxiliam nesta ação. Use uma. Já falamos sobre elas aqui e são essenciais.

Já falamos sobre CRM no vídeo abaixo

Siga a gente nas redes sociais, sempre tem dicas novas por lá!

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.

toto slot toto 4d togel slot rupiahtoto