SEO (otimização para mecanismos de busca) é vital para qualquer profissional que dependa da internet – ou seja, quase todo mundo. Como os algoritmos vivem em constante mudança, é importante se concentrar nas dicas certas e empregar a estratégia certa para aumentar o tráfego orgânico, ainda mais para posicionar seu site no Google em 2022!
No Google, maior buscador do mundo, a inovação não para. O buscador afirma estar sempre melhorando seu algoritmo para ser cada vez menos artificial e mais parecido com o que faria uma pessoa de carne e osso.
Listamos as principais novidades e tendências de SEO para 2022 – são cinco apenas, mas fazem toda diferença!
Primeira dica: A experiência do usuário e sua interação
A primeira de nossas tendências de SEO é a experiência do usuário que ainda é um dos maiores objetivos do Google. A ideia é oferecer aos usuários o conteúdo que eles procuram, sem distrações e da forma mais original e rápida possível.
Em 2022, as métricas relacionadas com a interação do usuário e experiência da página continuarão ganhando mais força – tudo para garantir a satisfação de quem está usando o Google. Pense na arquitetura do site, em como a velocidade de carregamento é essencial para uma correta experiência no site.
Segunda dica: Inteligência Artificial será fundamental
A inteligência artificial está mudando a maneira como as pessoas interagem com o conteúdo online. Este algoritmo inteligente que todos conhecemos mostra-nos o que mais gostamos e facilita as nossas pesquisas, sem dúvida.
Saiba que os buscadores não costumam compartilhar suas tecnologias e avanços, mas pode apostar que a IA irá melhorar a experiência do usuário durante a busca. Estamos falando desde a taxa de cliques até o tempo da página – tudo pode ser incluído – portanto teremos que cativar e engajar os leitores com conteúdos bem organizados e úteis. Também facilitará para os usuários encontrarem você em qualquer plataforma, pense nisso.
Terceira Dica: Pesquisas por voz
2022 tem inúmeros e grandes desafios em termos de tendências de SEO para profissionais que projetam e gerenciam estratégias de marketing digital e mídia paga (PPC). Graças a inovações como o Google Assistant, o Siri da Apple e o Alexa da Amazon, a tecnologia de pesquisa por voz chegou em um estágio bem avançado.
Foque no aumento das pesquisas por voz – hoje temos cada vez mais pesquisas por voz diretamente do mecanismo de pesquisa ou de alto-falantes inteligentes, como Echo ou Google Home. Essa mudança e tendências nos hábitos de busca exige que as campanhas sejam adaptadas com frases mais semânticas e o uso de palavras-chave de cauda longa , além de adicionar um tom de conversa aos anúncios de texto.
As marcas devem adaptar o conteúdo! O formato simples de pergunta-resposta e frases curtas devem ser muito trabalhadas. Estima-se que a percentagem de famílias que possuem um alto-falante inteligente até o final de 2022 será de 55%, portanto atenção!
Quarta Dica: Os vídeos
Lembra que os vídeos eram o futuro? Pois, então, o futuro chegou! Criar vídeos faz sentido nas estratégias de SEO – o YouTube tem mais de um bilhão de usuários, portanto, se você não está criando conteúdo de vídeo, agora é a hora de começar.
Para ter um bom SEO usando vídeos como aliado, otimize o nome e a descrição do seu canal de vídeo, sempre oferecendo as informações e os recursos necessários. É claro que as palavras-chave são cruciais para que sua estratégia de SEO seja infalível.
Quinta dica: artigos longos
Eles são campeões em ganhar uma classificação melhor no Google. Artigos longos com mais de 3.000 palavras são mais propensos a ajudar a obter um tráfego mais consistente em comparação com os pequenos ou médios. E tudo isso é fruto de vários estudos que afirmam essa tendência: artigos longos atraem tráfego orgânico três vezes mais do que conteúdo de tamanho médio.
Pense que os leitores precisam de mais tempo para explorar o conhecimento detalhado de tópicos que fornecem conteúdo aprofundado. Todos sabemos o que acontece quando os visitantes de uma página passam mais tempo no site: o Google gera mais tráfego por meio de classificações de pesquisa.
O próprio Google afirmou, mais de uma vez, que a qualidade do conteúdo é essencial para o sucesso no posicionamento. Esses fatores ajudam a determinar se uma página da web tem conteúdo útil e de qualidade.