Mais que datas festivas, Natal e Ano Novo são momentos únicos na vida das pessoas que estão dispostas a consumir um pouco mais para fazer aquelas ceias fartas e presentear amigos e familiares.
Bem, estamos em novembro, portanto dá tempo ainda do seu negócio fazer alguma ação de marketing para aumentar as vendas. Como? A KAKOI Comunicação vai detalhar!
1. Atualize sua loja online
Sim, isso é fundamental! Se o seu negócio conta com um e-commerce, prepare-se para receber seus potenciais clientes e interessados – ainda mais agora, quando esta modalidade de vendas se tornou mais popular do que nunca!
Nossa dica é criar experiências positivas com uma loja realmente atualizada, com informações precisas e tudo o que o consumidor precisar para o atendimento, como suporte, chatbot e um site que não trave ou caia na hora da compra.
Produtos natalinos ou presentes mais buscados nesta época do ano, como smartphones, precisam estar em destaque.
2. Campanhas de redes sociais com foco no Natal e Ano Novo
As redes sociais são canais que atendem uma comunicação em massa e são perfeitas para expor sua marca para diferentes públicos. O Instagram já ultrapassou 113 milhões de contas no Brasil e o Facebook bateu 109 milhões.
E não se engane: muitos negócios acontecem nestes ambientes.
Cuide da identidade visual para as festas de fim de ano e fique atento com as interações, principalmente com clientes em potencial. A chave de tudo está no design alusivo ao Natal e demais festas desta época, este detalhe precisa estar nas publicações e anúncios.
3. Conteúdo adaptado? Vamos nessa!
Atualizar e otimizar seu blog, do ponto de vista do SEO (busca por palavras-chave no Google) deve estar na estratégia! Não se engane; o tráfego orgânico ainda é relevante para as vendas, então é o momento de transformar o conteúdo para esses dias, além de criar artigos e conteúdos extras para as semanas anteriores ao fim de ano.
Sim, tem que ser AGORA, em novembro e começo de dezembro, para ganhar relevância.
Vale editar conteúdos já existentes? Opa, vale! Muitas palavras-chave geram mais tráfego e ganham maior relevância durante essas datas. Vai lá e inclua no seu blog que vai dar boa!
E se não tiver blog? Bem, é o momento de criar um. Dá tempo ainda.
4. Hora do marketing por e-mail
– Mas ainda vale usar e-mail marketing?
Você se surpreenderia com o poder desta ferramenta “das antigas” que continua por aí.
Uma pesquisa do Hubspot deixa claro que a ferramenta tem relevância, sim. Veja só:
– 80,8% dos usuários leem e-mails em dispositivos móveis.
– 12% das pessoas têm caixas separadas para trabalho e assuntos pessoais
– 50% dos entrevistados afirmam ler a maioria dos seus e-mails.
– A palavra que mais faz os e-mails serem abertos é “secreto”
– A taxa de abertura é maior quando o nome do destinatário aparece no título.
– 65% dos entrevistados gostam quando a mensagem tem muitas imagens
– 6 da manhã é o horário com mais chances das mensagens serem abertas
– “Clique aqui” performa melhor do que “inscreva-se”
– Quem se inscreveu recentemente em sua base de contatos são as pessoas que têm mais chances de abrir mensagens
– O dia em que um e-mail marketing é aberto com mais frequência é…isso mesmo, no sábado!
No fim de ano, essas orientações acima valem ouro. Lembre-se que muitas empresas estão fazendo disparos a todo momento, que leads e clientes estão recebendo uma quantidade cavalar de ofertas.
Portanto, filtre sua base e crie mensagens realmente atrativas.
4. Manda ver na publicidade digital!
Cada empresa vai ter uma estratégia diferente – claro, a publicidade digital vai promover produtos, marcas e serviços de maneira personalizada. O que vale para o seu concorrente pode não ser o ideal para o seu negócio. Aliás, acredite, não vai ser.
Uma agência de comunicação vai te ajudar a chegar rapidamente em diferentes públicos com campanhas usando Google Ads ou anúncios para redes sociais, como Instagram (a mais popular hoje) ou Facebook (que parece morta, mas tem seu charme).
Independente disso, mostre que o espírito natalino está na sua empresa, deixando claro nas mensagens e no design das peças.
Ainda nesta seara, aposte em campanhas realmente natalinas! Descontos especiais, frete grátis, pagamento facilitado via PIX (ou outra forma, que seja) e, o mais importante, o prazo de entrega. Sério, quer coisa mais irritante que comprar em novembro e o presente chegar apenas em janeiro? Não dá, né?
Crie as condições ideais para que a campanha entregue experiências realmente “natalinas” para seus clientes.