E a rede do “tio Markinho” continua bombando nos celulares tupiniquins. O Relatório Instagram no Brasil 2024, elaborado pela Opinion Box, traz informações valiosas sobre o comportamento dos usuários brasileiros na plataforma, revelando tendências e oportunidades cruciais para empresas e profissionais de marketing.
Bora ver?
Em 2024, o Instagram se consolidou como a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com incríveis 64% dos entrevistados afirmando que a plataforma é a sua favorita. Então, sim, ele é o queridão do momento. Mas atenção: já falamos disso várias vezes por aqui, não é porque é maior que o seu público-alvo está lá. Isso é o que interessa e não somente o número da vaidade.
O uso da rede queridinha é frequente e intenso, com a maioria dos usuários acessando a plataforma várias vezes ao dia. O Reels, formato de vídeo curto, desponta como um dos recursos mais populares, com 55% dos usuários afirmando que os assistem com essa frequência. E os queridos que acessam a plataforma preferem ver o quê? Pois a pesquisa contou pra gente, dá uma olhada:
● Viagem e Turismo: 50%
● Humor: 47%
● Gastronomia/Receitas: 46%
● Saúde/Fitness: 45%
● Música: 38%
Agora, quem segue no hype total são os influenciadores. O marketing de influência dessas pessoas que a gente sabe onde vivem e o que comem segue liderando nos resultados de redes. Nada mais, nada menos que 7 a cada 10 usuários seguem seus preferidos no Insta.
Quer mais dados? Então toma!
70% dos usuários concordam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. A plataforma também se mostra eficaz para compras, com 68% dos usuários já tendo adquirido produtos ou serviços descobertos no Instagram. Gente, não passa correndo por esse número não: 68% dos entrevistados já adquiriram produtos descobertos na rede. Então, sim, caro pimpoplho, você precisa atuar lá. Principalmente se o seu público for o B2C.
Quando falamos em anúncios a questão fica mais complexa. Sim, há muita propaganda, mas parece que o algoritmo anda acertando já que 53% dos usuários consideram que os anúncios exibidos no Instagram são relevantes e 45% dos usuários clicam nos anúncios com frequência.
Sim, nós temos a questão da vida margarina na rede. 55% dos usuários concordam que a vida mostrada na plataforma é frequentemente falsa, e 66% acreditam que o uso excessivo pode ser prejudicial à saúde mental, então, fica a dica para as marcas e para os provedores de conteúdo: autenticidade vende! Autenticidade engaja!
Fique atento, jogue o jogo certo que há muito resultado para ser explorado pelo Insta.
Fechou?!!