Marketing de Conteúdo e o B2C – União para vendas

O padre chega no altar e se depara com um casal inusitado o marketing de conteúdo e o B2C, uma união que será feliz para sempre, mas como eles se apaixonaram? Como essa relação ao longo do namoro? Quais os encantos de um e de outro?

Vamos disseminar esse relacionamento agora. O marketing de conteúdo sempre foi mais sisudo, gosta de falar difícil, mas, ninguém pode negar, fala as coisas certas, usa as palavras-chave exatas e no momento certo, ele é novo, ainda tem muito o que viver. Já o B2C é das antigas, alguns falam que está por aí há milhares de anos, jura que é mentira, mas o fato é que há milhares de anos o comércio existe.

Desde o século XX essa união começou a se consolidar, antes através das letras, depois passou para a imagem, até que o amor chegou aos bits, aí deslanchou de vez. Eles são um casal super fofo, quando a gente olha para eles tem a certeza de que o bastião da relação é com certeza o MC, como gosta de ser chamado na intimidade, ele sozinho:

Atrae a atenção do público: o marketing de conteúdo permite a criação de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo, aumentando o tráfego do site e gerando mais leads.

Fortalece a conexão com o público: seu conteúdo é tão fera que pode constrói confiança com clientes em potencial, tornando-os mais propensos a escolher a marca na hora da compra.

Melhora o engajamento: usa de compartilhamentos nas redes sociais, comentários ou inscrições em newsletter para arrasar.

Facilita o processo de compra: ele é um ótimo professor, educa os clientes em potencial sobre os benefícios de produtos ou serviços, e ajuda a impulsionar as vendas.

Melhora o SEO: O SEO, aquele primo que vive aprontando e mudando também é beneficiado com o MC. Ao criar conteúdo de qualidade e otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa, ajuda a melhorar o SEO que também leva a um aumento no tráfego orgânico e nas vendas.

Melhora a percepção da marca: o marketing de conteúdo faz com que as pessoas entendam a percepção da marca, mostra experiência, autoridade e liderança.

Enfim, o MC é tudo de bom para qualquer casamento. Sempre que preciso, ele nos ajuda a potencializar o B2C, essa lady tão concorrida, encontra a cara metade não no mais rico mas sim no mais esperto.

Se você está pensando:
– “Ora, bolas, o que é Storytelling“?

Primeiro, você está velho, quem é que fala “ora, bolas” em pleno 2023?
Segundo, calma, te explico.

O Storytelling é uma técnica cada vez mais utilizada no mundo do marketing (porém, ainda muito pouco). Consiste em contar uma história de forma cativante para atrair e engajar o público-alvo. Com o poder de conectar emocionalmente com as pessoas, essa técnica deve ser utilizada em campanhas, publicidade, branding e no mais simples post de redes sociais.

– Tá, Ediney, mas por que devo utilizar isso?

Calma, de novo, vamos aos porquês:

    1. Cria conexão emocional: O storytelling é capaz de criar uma conexão emocional com o público, tornando sua mensagem mais memorável e significativa.
    2. Engaja o público certo: Uma boa história pode capturar a atenção do público e mantê-lo envolvido com sua marca ou produto.
    3. Gera empatia: Ao contar uma história, a marca pode mostrar seu lado humano e gerar empatia com o público, o que é essencial para a construção de um relacionamento duradouro.
    4. Reforça a identidade: Uma boa história pode reforçar a identidade da marca e transmitir sua mensagem de forma clara e consistente.
    5. Facilita a compreensão: O storytelling facilita a compreensão de conceitos complexos e abstratos, tornando-os mais acessíveis ao público.

– OK, mas então tudo que vou escrever precisa começar com “Era uma vez?” …
Claro… que não! Estou aqui, conversando com você e não comecei com “era uma vez…”

Vamos lá, antes de começar a escrever qualquer coisa tem umas premissas básicas que você deve seguir:

  1. Conheça seu público: Antes de começar a contar uma história, é fundamental conhecer o público-alvo para a mensagem ser relevante e cativante.
  2. Seja autêntico: Uma história autêntica e verdadeira é mais impactante e gera maior conexão emocional com o público.
  3. Utilize elementos visuais: Imagens, vídeos e outros elementos visuais podem complementar a história e torná-la mais atraente.
  4. Mantenha a simplicidade: Uma boa história não precisa ser complicada ou rebuscada. A simplicidade pode ser muito efetiva e facilita a compreensão da mensagem.

Enfim, meus queridos, Storytelling é uma técnica poderosa que pode trazer muitos benefícios para a estratégia de marketing. Ao criar uma conexão emocional com o público, engajá-lo e gerar empatia, essa técnica pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com os consumidores.

Mais resumido ainda?

Storytelling nada mais é do que criar conexão com o seu público-alvo. Vamos imaginar que você venda vassouras, o seu Brand Positioning (escrevemos sobre isso aqui) é que a sua vassoura é a única que dura 10 anos. Um post de redes sociais pode começar assim:

“Quem nunca passou pela triste cena da vassoura quebrada? No meio da limpeza, ela te abandona, se estatela no chão tal qual…”

Enfim, você entendeu a premissa, eu não contei um conto, eu conectei com uma lembrança. A pessoa consegue sentir novamente a raiva, a angústia ou a frustração e como a minha vassoura irá resolver esse problema.
Viu? É mais fácil do que o palavrão em inglês quer fazer crer!

Ele é o Rei!

Você pode não saber.
Você pode até mesmo não acreditar!

Mas o conteúdo é o agente que vai levar a sua comunicação a atrair mais, ou menos, clientes através da internet

O conteúdo também será responsável por economia, afinal, ele trará diferença competitiva quando falamos sobre Google, por exemplo, e quanto você irá investir para estar nas primeiras posições da busca. Pode ser pago, com um valor menor que o do concorrente, pode ser de graça com um SEO efetivo.

O que é conteúdo?

Conteúdo são os textos, chamadas, títulos, descrições, enfim, os detalhes, as indicações sobre o seu produto ou serviço. Por exemplo, você trabalha com loja de tintas, o conteúdo não é a tabela de preços, não é a lista de tintas que você vende e também não é o horário de atendimento, conteúdo é algo diferente disso.

Conteúdo é você contar para o seu cliente qual tinta é indicada, para qual ambiente, que rendimento tem cada tinta e com que tipo de aplicação, se devo usar pincel ou broxa, enfim, conteúdo é a reunião de informações que realmente auxiliam o seu cliente na hora de decidir pelo seu produto, essa informação pode estar em um post do Facebook ou ainda em uma postagem de um blog.

Uma máxima batida, porém muito correta deve ser considerada: no que você é bom, ou melhor, muito bom?
Aí é que está o seu “pulo do gato”!  Deve haver algo na sua empresa que representa o seu diferencial, algo especial. Use e abuse desses diferenciais e, a partir deles, monte seu conteúdo. Todas as lojas podem vender a mesma marca de tinta, então, tirando o preço, por que alguém deve comprar na sua loja e não no concorrente?

O conteúdo está aí, em cada detalhe especial que você oferecer ao seu público final.

Mas, como posso economizar por conteúdo?

Você vai desenvolver um novo site, um investimento importante em comunicação, um investimento que carece muitas vezes um sacrifício financeiro, aí a pergunta de uma agência de comunicação séria:

Você tem conteúdo?

Ah, mas eu quero um site só para existir. Então é isso que vai ocorrer, vai existir.
Ah, mas eu quero que desenvolvam conteúdo para mim. Ok, é possível, mas um conteúdo de qualidade e personalizado tem seu custo, ou ele fica genérico, se ficar genérico o seu diferencial competitivo, morre.

Vamos entender que cada caso é um caso, mas que em todos eles o conteúdo é o rei. Não importa se você tem uma grande empresa de logística ou uma pequena veterinária, cada um tem o seu conteúdo exclusivo e personalizado, ele deve ser pensado em termos de SEO, de busca, de usabilidade e responder as perguntas do público alvo.

Além da agência, gere conteúdo próprio.

Sim, você pode e deve gerar o próprio conteúdo.
Foque nas coisas do dia a dia.
Foque nas novidades. Transite na estrada que você conhece, não precisa inventar a roda. Uma boa dica é:

 Quais são as principais perguntas dos meus clientes nas redes sociais, no site ou ainda na própria loja física? Essa resposta gera dezenas de conteúdos importantes e úteis para a sua audiência.

E sim, dá um trabalhão, mas também é verdade que sim, dá resultado. Se puder, conte com uma agência, será um ótimo investimento.

Gere conteúdo, economize dinheiro e garanta sua reputação e autoridade no assunto que domina.

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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