Há uma falsa premissa que irrita a maioria dos profissionais de marketing: todo mundo mete o bedelho em comunicação. Todo mundo sabe mexer com redes sociais. Todo mundo sabe postar, todo mundo sabe tudo sobre comunicação.
– Ah, ninguém fica se metendo no trabalho do médico.
– Ah, ninguém fica falando sobre como o engenheiro deve fazer seu trabalho.
Tudo isso é verdade.
Mas também é verdade que nós, profissionais de marketing, sofremos de uma certa arrogância como se fossemos donos absolutos da verdade, tentando, muitas vezes, saber mais do cliente do que o próprio cliente.
Posto isto, cabe realmente ressaltar:
– não se meta na receita do médico.
– não se meta no projeto do engenheiro.
– não se meta no planejamento de comunicação do profissional.
Quer um exemplo:
Bora lá, pequeno gafanhoto:
Quando perguntam para a pessoa que ACHA que sabe de comunicação sobre como funciona o processo de vendas, ela, muito provavelmente, dirá:
1 – Cliente Vê o anúncio.
2 – Cliente clica no anúncio.
3 – Cliente compra o produto do anúncio.
4 – Fim.
Agora, enviado do Divino, hora de nós, profissionais de verdade “sambarmos na cara da sociedade” respondendo de verdade. Verdade, verdadeira mesmo, como funciona o processo de vendas de uma estratégia de marketing, é mais ou menos assim:
O cliente vê o anúncio.
Se distrai com WhatsApp.
Esquece o anúncio.Vê 3 posts da rede social da empresa do anúncio.
Curte um deles.
Segue nas redes vendo coisas aleatórias.
Vídeo de gatos tomando susto.Vai pro trabalho.
Vê outro anúncio.
Clica no anúncio.
Entra no site.
O chefe entra na sala.
Sai do Site.Na hora do almoço vai passando por vídeos e vê um influenciador falando do produto.
Entra no site de novo.
Coloca o produto no carrinho.
Alguém pergunta do jogo do time dele.
Esquece do produto, do site e do carrinho.
Fica raiva dos acréscimos do jogo.Recebe o e-mail marketing do produto.
Lembra do anúncio e do produto, mas não abre o e-mail.
Alguns dias depois ouve os amigos falando do produto do anúncio.Lembra do produto do carrinho.
Resolve comprar.
Não tem cupom de desconto.
Diz que não vai mais comprar.
Não tem cupom.Chega em casa.
Briga com a mulher.
Abre o celular.
Acha o e-mail que não abriu no trabalho.
Abre o e-mail.
Clica no e-mail.
Dorme.Acorda.
Vai pro trabalho.
Vê um outdoor do produto.
Entra no site.
Coloca o produto no carrinho de novo.
Aí ele compra.
E aí, todo mundo pode fazer isso?
Não, claro que não.
É preciso saber o que fazer. Como fazer. Ter tempo para fazer. Experiência para escolher as melhores jogadas.
Isso, queridos, é o marketing.
De nada!