Já reparou como os sites estão cada vez mais rápido e adaptáveis para todos os dispositivos, principalmente nos celulares?
Se você abre um site no seu tablet ele tem uma adaptação própria diferente de quando você acessa o mesmo site em um smartphone. Isso significa uma coisa: o uso de internet móvel disparou e já está consolidada.
Os costumes mudaram e as buscas no Google deixaram de ser exclusivas dos computadores e hoje, a depender de cada setor, os móveis são responsáveis por mais de 90% dos acessos, ou seja, se o seu site não performa bem em celulares, ELE NÃO EXISTE.
COISAS QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE OS SITES MÓVEIS
– Se o seu site não for responsivo, ele não aparece nos resultados de busca*
– Se o seu site for lento, você paga muito mais por anúncios online, pois, isso interfere na qualidade do anúncio.
– Um site responsivo é uma união de fatores como layout, servidor e programação, uma coisa não funciona sem a outra
97% das buscas de Google aconteceram em algum dispositivo móvel, é alguém no ônibus acessando um site de vendas ou em casa entrando via Facebook em um anúncio patrocinado que chega no seu site. Já imaginou ele entrando no seu site e não conseguindo comprar nada? O site não abrir corretamente? A venda é perdida e mais do que isso, o prejuízo consumado, afinal, você pagou por aquele clique que não funcionou.
Também, é importante ter em mente uma mensuração difícil, o número de pessoas que irá associar a sua marca a um “erro” e que provavelmente não voltará ao site.
Sua empresa mais fácil de ser encontrada em qualquer lugar e a qualquer momento!
Mais do que cuidar da estética, os mecanismos de buscas agradecem este formato de site. Os designs responsivos para mobile são os preferidos dos mecanismos de busca, como o Google, pois uma única URL facilita a busca e evita confusões na hora de rastrear o seu site.
Para os mecanismos de SEO (aquilo que faz seu site ser encontrado) na página, o layout responsivo é uma mão na roda. O desempenho das buscas são melhores além de ser mais fácil a manutenção geral. Fazer um modelo de página para cada plataforma é algo ultrapassado e que gera mais custos e possibilidades de problemas. Não há motivo para dificultar a busca do seu site.
Se eu buscar em um computador ‘Sorvete em Curitiba’ encontrarei certos resultados. Se eu repetir esta mesma pesquisa em um mobile é possível que eu encontre sites diferentes. Isso acontece quando os sites não são responsivos, pois as palavras-chaves da versão para PC não se aplicam nas versões mobiles.
Responsivo hoje e para o futuro
Outra grande vantagem do layout responsivo é a adaptação do modelo projetado para qualquer tamanho de tela independente de onde a sua página está sendo acessada. Hoje temos TVs, os óculos, novos aparelhos com formatos diferentes e até relógios conectados. Um site responsivo vai se adaptar sem a necessidade de fazer – ou refazer – um layout específico. Um site responsivo hoje vai atender qualquer plataforma.
Quer falar sobre sites responsivos? Manda um Whatsapp para nós!