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Quando estou prestando uma consultoria de marketing, tem uma pergunta recorrente que faço:
Você tem uma planilha ou um software onde você possa acessar os dados de todos os seus clientes?
Para a minha surpresa: a maioria não tem.
E por que esse cadastro é tão importante?
Vou explicar:
Pra começar, é a maneira mais fácil de você se comunicar com os seus clientes. É só abrir a sua lista, procurar o seu cliente, escolher a forma de alcançar ele e fazer acontecer. Ligar, mandar Whatsapp, email.
Adicionalmente, caso você tenha algum tipo de novidade na sua empresa como uma promoção ou algum produto novo a maneira mais efetiva é falar diretamente com seus clientes!
Ou você espera que ele vá até sua loja e implore pra você venda pra ele?
E nesse cadastro, quais dados que são importantes manter?
A resposta certa é: varia de setor pra setor. Eu diria que, se o seu negócio é vender direto para o consumidor, principalmente:
Nome completo, email e telefone.
Para aumentar ainda mais a efetividade da sua comunicação, também é bom incluir: profissão, data de nascimento, e até o que ele já comprou de você.
Se você vende para pessoas jurídicas (B2B), é importantíssimo incluir também a empresa.
Já pensou o que dá pra fazer com essa lista usando a criatividade?
Pensa e aí comenta aqui embaixo pra gente discutir. 😉