Já ouviu falar em criar uma persona? Para exemplificar, seria mais ou menos assim:
Fernanda é uma estudante universitária que no auge de seus 22 anos está muito interessada em vida saudável e vive procurando produtos naturais para comprar na web. Trabalha como fisioterapeuta, ganha R$ 3500 por mês, é solteira e mora de aluguel. Gosta de viajar uma vez ao ano com carro próprio.
Isso é um exemplo de persona – personalidade fictícia criada visando o cliente ideal de cada marca. Ou seja, não é todo mundo.
Qual o real objetivo de uma agência de comunicação pensar desta forma, criando personalidades imaginárias usando problemas reais?
Justamente para entender como será a comunicação aplicada em campanhas de marketing, suas ações em redes sociais e seus textos de blogs, é a voz da marca com indicativos de anúncios online.
Os blogs, por exemplo, para empresas servem como ferramenta para a comunicação e marketing, gerando conteúdo usado para compartilhar informações sobre produtos e serviços, educar os clientes e gerar leads que podem converter em vendas!
– O tom de voz, ou voz da marca, tem que ser conforme a persona. Esta é a maneira como o blog vai se comunicar com seus leitores. O conteúdo só vai funcionar se for consistente com a personalidade da empresa e adequado para o público-alvo.
– O estilo do blog precisa ser bem pensado. É a maneira como o texto é escrito, ou seja, direto ao ponto, claro nas informações, rápido e conciso para leitura e de fácil compreensão.
– Quanto ao conteúdo, sempre relevante para o público-alvo com informações valiosas que passem a ideia de autoridade.
– Atenção com a forma: O design do blog deve ser atraente e fácil de navegar, com links certeiros, Call to Action (Chamada para ação), vídeos, links para redes sociais, imagens reais e relevantes além de todo trabalho de SEO adequado.
Persona: o combustível do blog!
Quando se cria uma identidade, esses perfis, baseado em usuários reais, precisa nortear seu blog! Os textos DEVEM conversar com essas personalidades, que são um resumo de quem a loja virtual quer impactar!
Vale definir quais são esses objetivos: O que o site espera alcançar com o blog?
– Gerar leads como a Fernanda, que procura vida saudável?
– Educar clientes como a Angélica, que resolveu adotar alimentação saudável para seus filhos?
– Compartilhar informações sobre seus produtos e serviços para pessoas como o Rafael, que possui limitações no que pode consumir por ser intolerante ao glúten?
Quando a empresa sabe quem é o público-alvo e se cria uma identidade, fica mais fácil decidir o que escrever. Neste caso, este blog NUNCA escreveria sobre 10 maneiras de se assar uma costela por motivos óbvios: não vai conversar com o público e vai atrair pessoas que possivelmente não tem interesse no que está sendo vendido.
– Conheça seus leitores
– Saiba quais as suas necessidades e interesses
– Ajuste o tom de voz da personalidade da sua empresa com o que este público-alvo procura
Como uma empresa pode chegar nessa persona?
A persona é uma representação fictícia de um cliente ideal, baseada em dados fornecidos pelo próprio cliente e pesquisas de usuários que chegam diariamente na página. Esse trabalho uma agência de comunicação consegue criar!
Usando técnicas de monitoramento com ferramentas online e boa análise das informações já podem criar o direcionamento correto.
Para criar esta persona, as agências de comunicação usando dados:
– Demográficos (idade, gênero e localização)
– Profissionais (em que trabalham, onde se formaram, quanto gastam, etc)
– Sobre qual o estilo de vida (se interessa por que coisas, quais seus interesses e passatempos)
– A respeito do que buscam (objetivos, metas, etc)
– Sobre comportamentos (como eles usam seus produtos ou serviços)
Após coletar esses dados, a persona criada será a representação do cliente ideal que vai ajudar qualquer negócio a criar conteúdo e experiências mais relevantes, melhorar a comunicação com seus clientes rotineiros, aumentar vendas e trazer satisfação para todos os envolvidos!
Uma das ferramentas que ajuda nessa jornada é a Jornio. Com ela, respondendo perguntas básicas, ou ainda de forma automática, é possível chegar no perfil ideal de cliente e, a partir daí, decidir as dores e a forma que se retrata as soluções por um blog.