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O grande desafio de um social media é trabalhar com diferentes universos e criar estratégias de comunicação para cada uma delas.
Imagine só a loucura em gerar conteúdo para:
- Artigos agrícolas
- produtos eróticos
- vestuário
- saúde
- personalidades públicas
- Supermercados
?? Curso ensina a Digitalizar e Vender Mais pela Internet
É preciso ter uma mente aberta e não ter preconceito “jobístico”. Quem sonha trabalhar na área deve se manter atualizado (ok, parece meio óbvio), mas muita gente se fecha nos assuntos que gosta e acaba perdendo a essência do social media que é transmitir ideias geniais, antenadas e engajadas para cada cliente.
Quer ser um social media? Separei algumas dicas básicas, veja se você completa o roteiro:
Qual Curso?
– Primeiro, vou responder uma pergunta que sempre me fazem: Que curso? Qualquer um! Sim, por osmose, normalmente publicitários, jornalistas e relações públicas se dão melhor. Mas, nada impede que outros cursos, trabalhem com social media, essa é a magia.
Começa Como?
O estágio na faculdade é o caminho mais fácil. Afinal, é obrigatório. Durante o estágio você aprende convivendo dia a dia com os perrengues de agências, com os pequenos detalhes que parecem tão pequenos de fora mas que no dia a dia fazem toda a diferença no resultado final.
Já saí da faculdade, perdi minha chance?
Ainda que seja uma área dominada pelos jovens, ser social media não tem relação com a idade, tem relação com o talento. Então, se você saiu da faculdade e não tem experiência na área, teu caminho é um pouco mais tortuoso, mas nada fora do mundo. Comece fazendo a própria rede social, deixe ela perfeita. Depois, ainda que esteja trabalhando em outra área, procure uma empresa, uma marca, uma pessoa e peça para fazer as redes dela, no começo, de graça mesmo. Afinal, você precisa mostrar o seu talento. E… muito, muito, muito curso. Tem aos baldes e gratuitos no Youtube. Quando estiver seguro, comece a procurar e, em cada entrevista, peça um feedback sincero.
Saber Planejar
– Fazer um planejamento das redes sociais, pois desta forma é possível fazer o panorama da semana, do mês e etc. Nenhuma data comemorativa relacionada ao cliente pode passar em branco!
Ficar de olho na concorrência
– Acompanhe páginas concorrentes, estude o desenvolvimento delas. O que gerou mais engajamento na sua página? Quantas postagens o seu concorrente faz, qual a linguagem que ele usa, quais são os diferenciais? Tudo isso são detalhes muito importantes para aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Escolher o modo de publicar
– Publicações com fotos ou vídeos, têm mais visibilidade que as postagens de status, porém, é preciso ficar atento ao objetivo de cada publicação e lembrar que visibilidade não é nada, engajamento é tudo.
Uso de Imagem
– Quando você fizer uma arte com fotos… nada de usar fotos do Google! Use o site Creative Commons para procurar as imagens, pois nem tudo que está no Google quer dizer que pode ser usado para fins comerciais. Já o CC, faz uma busca bacana e filtra os direitos autorais, vale a pena! Também, vale a pena assinar banco de imagens como o Shutterstock ou Envato, por exemplo.
Lembrete importante:
O mundo digital não tolera o “amanhã”.
É um mundo do “agora” e cada minuto passado parece ser uma eternidade. O que bombou hoje, pode ser esquecido amanhã, então se vir uma brecha em linkar o assunto do momento com os seus clientes… Soca a bota!;)