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Qual é a importância da identidade visual de uma empresa? Essa pergunta pode parecer simples, mas na verdade envolve muito estudo profissional e conhecimento técnico – além, claro, de uma dose de sensibilidade.
A identidade visual, ou a marca, é o que define uma empresa. É a alma dela. Como o nome diz, é uma identidade.
Da mesma forma que todos temos nosso RG, para nos identificarmos, a empresa tem a marca e sua identidade visual. Só assim ela ganha uma personalidade para os consumidores e passa a ser lembrada!
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Mas na hora da criação desta identidade, a dúvida surge em quem define a linguagem e o comportamento desta identidade visual:
O empresário com o conceito todo da companhia ou quem vai criar o projeto final?
A responsabilidade toda pertence ao grupo de profissionais da área (publicitários e designers), pois apenas eles possuem o conhecimento adequado.
O conceito é desenvolvido diante de um estudo com o empresário. Neste estudo levanta-se:
– Características da empresa que valem serem ressaltadas;
– Brand Positioning ou a mensagem distintiva
– A ideia de linguagem – Tecnológica, moderna, despojada?
A partir disso, todos os elementos visuais para a identidade da empresa são criados com base nesse conceito (cores, tipografia, elementos, iconografia, etc)
Para definir o diferenciado
Uma comunicação visual bem feita é aquela que consegue explicar o porquê daquele produto ou serviço ser diferenciado. Tudo depende do conceito que a empresa quer passar para os consumidores e clientes. Estamos falando de um novo refrigerante, por exemplo. A tendência é trabalhar, primeiro, com cores frias como o azul ou o verde, já que elas transmitem a sensação de refrescância, diferente das cores quentes.
Já falamos sobre marcas aqui no blog, vale dar uma lida rapidinho depois 🙂
Investindo sempre
O investimento em identidade visual engloba muitos aspectos. A contratação de uma agência é essencial para tudo fluir muito bem. Nisso serão desenvolvidos estudos para elaborar a marca e toda sua identidade visual.
E para saber se tudo está funcionando, basta que seja feita uma pesquisa sobre o produto diretamente com o consumidor final. É preciso saber o que este consumidor pensa da empresa e quais são os motivos que o levam a consumir este ou aquele produto.
O ideal é analisar quais são essas as características que consumidor mais se identifica, por exemplo. Com isso, conseguimos saber se o conceito está sendo vendido de forma correta através da identidade da empresa.
Manual de Marca
Uma das coisas que as marcas profissionais dão acesso é ao chamado, Manual de Marca. Mas o que é isso?
Nada mais é do que a aplicação prática da marca em seus diferentes usos. Por exemplo, como ela vai ficar em um cartão de visita, em um carro plotado ou ainda nas redes sociais. O Manual também mostra uma informação muito útil, como NÃO se deve aplicar a marca.
As cores, os códigos das cores, os tamanhos mínimos de aplicação, enfim… o Manual da Marca é um guia para qualquer tipo de trabalho de comunicação.
Marcas
Que tal olharmos 03 identidades de empresas que consideramos marcantes
Tem as globais (até mesmo porque são sempre lembradas) Coca-Cola, Nike e McDonalds. Você remete o vermelho facilmente com a Coca-Cola, o símbolo da Nike já dispensa o uso da palavra Nike, e o McDonalds com o vermelho e amarelo marcantes e seu símbolo. Conseguimos pensar nessas marcas sem muito esforço e memo sem sermos consumidores delas.
Tudo isso é graças ao trabalho de branding. Aliás, um excelente trabalho de branding com ótimos produtos.