BUUUUUUMMMMM! Esse som é o que mais representa o que aconteceu a partir da pandemia com as compras online e, em consequência, o desenvolvimento de e-commerce para quem precisou fechar e seguir vendendo tornou-se mais que uma opção, era a única opção.
Ok, ok, não havia tempo a perder, era preciso colocar a loja no ar e vender. Simples assim, mas as coisas começam a entrar na tal “normalidade”, porém, algo não volta: a opção das pessoas pela compra online. Então, é preciso minimizar o investimento necessário em anúncios, e sim, você SEMPRE terá que investir neles, e começar a angariar vendas orgânicas, e, nada melhor que um bom conteúdo para isso.
Vamos ver os principais pontos para você ter sucesso nessa empreitada?
Não é surpresa nenhuma dizer que grande parte dos sites de vendas que existem por aí nem mesmo possuem um blog corporativo. Embora hoje encontremos inúmeros motivos na internet a respeito do porquê as empresas devem investir na criação de um blog, o e-commerce ainda parece ser ignorado por muitos empreendedores e gestores.
Mas saiba que esse é um ponto imprescindível para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo!
Vamos lá?
O blog atrai tráfego para a loja online
Uma vez que você investe em conteúdo para o blog do seu e-commerce, ele chamará a atenção das pessoas para a sua loja online. Tudo dependerá de uma boa estratégia de SEO (Aquela coisa que o Google usa para classificar quem fica nas primeiras posições da pesquisa). A ciência por trás dessa estratégia é simples, porém trabalhosa.
Funciona assim: à medida que você escreve novos posts para o blog, novas páginas serão adicionadas ao site, construindo assim uma boa relação com os buscadores (Google, Yahoo, Bing e etc). Sempre que o Google verificar o site, de modo a classificá-lo nas pesquisas, mais “pontos” seu conteúdo ganhará.
O marketing de conteúdo precisa ser constante e sempre com posts que ajudem os leitores de alguma forma, ou seja, é uma tarefa que traz um ótimo retorno a médio/longo prazo.
Convencimento.
Um e-commerce precisa de uma boa maneira de converter os clientes e um blog é a ferramenta perfeita para fazer isso. Mas por quê? O blog ajudará a destacar a empresa no meio da multidão, provando seu poder como especialista no produto que vende. Você poderá fazer o que quiser com o blog, contanto que ele seja bom naquilo que se propõe a fazer.
É importante investir em posts a respeito dos produtos mais recentes, entrevistas com clientes satisfeitos ou até mesmo falar sobre produtos que ainda serão lançados pela empresa. Pense que com ele será possível oferecer dicas e encantar os possíveis clientes, a fim de que eles fechem uma venda com você.
O blog e as mídias sociais
A partir do momento que uma empresa começa a utilizar o blog como ferramenta de marketing ela terá a faca e o queijo na mão. Isso ajudará com que a empresa seja notada no mercado e os conteúdos disseminados em outras redes sociais, atraindo muito mais seguidores e possíveis leads para a loja online.
O importante do blog é descobrir o que sua persona gosta de ler e compartilhar, usando isso para sua vantagem. Não são apenas os posts escritos devem ser o foco de um blog, mas também infográficos, vídeos e materiais mais ricos como e-books
O blog aumenta sua base de dados
Que empresa não sonha em ter mais leads? Bom, uma vez que você começa a postar conteúdo interessante, relevante e realmente valiosos, a empresa estará dando às pessoas uma razão para elas voltarem sempre. Ofereça também algo de valor elevado, como um e-book ou um código de desconto que poderá ser usado para uma próxima compra.
Isso conquista o cliente e faz com que ele crie um laço com a marca. Certifique-se de que não haja nenhum tipo de spam no seu e-mail de vendas, pois isso afastará o público, fazendo com que ele desista de fechar negócio com você. Afinal, ninguém gosta de receber spam, não é mesmo? Em vez disso, proporcione uma experiência gratificante para cada cliente, oferecendo conteúdos completos e pequenos tópicos internos sobre os produtos.As vendas virão naturalmente.
Encantar o Público é a chave
Após ler essas dicas, é bem provável que você já esteja convencido de como essa estratégia digital é importantíssima para os negócios de qualquer empresa do ramo.
O mercado está a cada dia mais competitivo e as empresas precisam inovar e estar sempre à frente da concorrência. Essa é uma oportunidade única de fazer com que o comércio eletrônico da sua marca consiga ganhar a confiança e a lealdade do público que deseja atingir.
Dica bônus
Se a sua marca ainda precisa implementar o e-commerce, ou melhorar a performance do seu, a KAKOI recomenda o parceiro Farol do E-commerce. Você pode fazer uma consultoria gratuita antes de decidir se contrata ou não os serviços deles e, nesse link, um e-book para mais informações.