Criando estratégias de mídia social para o setor de saúde

O setor de saúde já entendeu que as redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos, interagimos e buscamos informações para consultas.  De fato, o brasileiro  “consome” informações médicas pelas redes sociais – precisamente 86% dos internautas buscam orientações sobre saúde, remédios e suas condições médicas, de acordo com dados da Bupa Health Pulse. E mais: 68% buscam informações sobre medicamentos, 45% querem saber sobre características de algum hospital e 41% estão buscando experiências de outros pacientes com alguma doença.

Com esse volume de pessoas utilizando a internet para questões médicas, o marketing para saúde ganha destaque fornecendo estratégias para alcançar pessoas que precisam de ajuda ou orientação médica. Se todos estão na internet procurando, é melhor chamar a atenção com boas práticas, não é mesmo?

As campanhas nas redes sociais especificamente para área da saúde permitem sensibilizar, promover estilos de vida saudáveis, lançar alertas de saúde, ganhar visibilidade e gerar confiança com custos contidos. 

O marketing de saúde serve para determinar a melhor estratégia para se conectar com os pacientes e criar meios para que o atendimento seja satisfatório, identificando as necessidades, preferências e expectativas dos internautas que podem se tornar pacientes,

A KAKOI Comunicação ajuda a criar estratégias de mídia social no setor da saúde de maneira profissional

Análise de mercado de mídias sociais em saúde
Qualquer estratégia de redes sociais em saúde de sucesso deve partir de um conhecimento exaustivo do mercado – como no caso da KAKOI!  Explorar o que seus principais concorrentes estão fazendo para identificar nichos mal atendidos é atuar onde ainda existem oportunidades. Saber quais redes sociais seu público-alvo mais usa e como eles se comportam nelas é outro ponto de atenção para determinar qual conteúdo é mais bem-sucedido em cada plataforma.

Detectar tendências no setor da saúde
Quais são as estratégias nas redes sociais de saúde que estão funcionando melhor? A pergunta é tão complicada quanto um diagnóstico real, mas saber que tipo de conteúdo seu público-alvo costuma compartilhar é a primeira atitude. Artigos ou vídeos são mais bem-sucedidos? Quais são os dias da semana e horários com maior alcance? Quais são as questões que recebem mais atenção? A estratégia para redes sociais pretende identificar tendências para criar postagens mais engajadas.

Determinar os objetivos reais da estratégia
Qual será o papel das redes sociais na sua estratégia de marketing de saúde? Bem, é possível usar as redes sociais para diversos objetivos:

– Gerar mais leads
– Reter seguidores
– Melhorar a reputação
– Aumentar o engajamento nas postagens
– Promover um novo produto ou serviço.

Independente do objetivo, lembre-se que ele deve ser específico, mensurável, com meta atingível, relevante, com prazo e – importantíssimo – focado em promover o crescimento de sua clínica ou hospital.

Ter planejamento para cada rede social
Qualquer campanha precisa usar, de forma inteligente, as redes sociais em que vai estar presente.

01 – Criar perfis profissionais totalmente sintonizados com a imagem que a marca pretende transmitir. 
02 – Manter uma comunicação consistente com os ideais da clínica ou hospital – uma clínica infantil não tem motivo para falar sobre reposição hormonal para a terceira idade, né?
03 – Desenhar o plano de conteúdo considerando os interesses do seu público e as características da rede social onde a clínica ou hospital vai marcar presença. 

Quer um exemplo? Os seguidores do Face de uma clínica esperam encontrar posts informativos sobre saúde, mas os usuários do LinkedIn estão interessados ​​em posts mais especializados. Crie conteúdo exclusivo que agreguem valor ao seu público e siga o cronograma de postagem que você definiu.

Avalie o impacto nas redes sociais
Uma boa estratégia para redes sociais de quem trabalha com saúde é aquela que se adapta às mudanças. Desde o início, a KAKOI  orienta determinar uma série de indicadores para saber o que está dando certo. As impressões, interação, número de conversões são detalhes que ilustram o impacto das campanhas nas redes sociais. Dá para saber o que está dando certo,  encontrar aquela oportunidade inesperada e mudar o que não estiver funcionando – sim, muitas vezes um primeiro planejamento não traz resultados esperados.

Clínicas, hospitais, consultórios e profissionais precisam ter a melhor ação nas redes sociais! Fale com a KAKOI Comunicação que nós cuidamos do diagnóstico do seu negócio.

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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