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É muito comum em grandes redes de varejo uma comunicação descentralizada e a analogia é mais ou menos simples:
– uma grande corda que cada um puxa para um lado.
Quanto maior o número de lojas. Maior o problema.
Vamos pensar sobre isso:
Imagina que você tem uma loja e um sócio, o ponto comum é que ambos trabalhem para que a única loja venda bem, certo?
Agora, imagina que você tenha 5 lojas com 5 sócios e 5 gerentes diferentes, a lógica deixa de se aplicar.
Parou para pensar na competição contra… você mesmo?
Os seus anúncios Google vão ficar mais caros, afinal o leilão tem no mínimo outros 4 participantes.
As Redes Sociais ficarão dispersas e sem unidade.
O atendimento será errático, afinal, cada um entende como “bom atendimento” algo diferente.
E some-se a isso, vários outros problemas como identidade visual, posicionamento, etc.
Então, como agir?
Siga o líder!
Simplesmente entenda como as grandes marcas fazem e siga-as!
Tá… mas vamos imaginar que você não saiba como as grandes marcas fazem, eu vou contar.
Primeiro a comunicação é toda centralizada.
Ela dá o tom das redes sociais, ela diz como a marca irá se posicionar diante as polêmicas ou causas.
É, a partir dela que o material de comunicação impresso será feito.
O layout será aprovado e os leads distribuídos a partir dos anúncios online.
Mas, é importante o destaque, a comunicação das lojas em si não é totalmente extinta, ela precisa participar da comunidade.
Então ela participará de ações comunitárias, festas de igreja, promoções locais.
Também irá participar das ações da comunicação centralizada enviando seus destaques, sugestões de post e dia a dia.
Normalmente, nestes casos, uma agência de comunicação é contratada para fazer todo esse trabalho, restando ao marketing da rede apenas dar o direcionamento necessário para o período.