Quando um cliente não está nas redes sociais ele na verdade, “pensa que não está“. Esta mentalidade é ultrapassada, mas por incrível que pareça, ainda está enraizada em pequenas, médias e algumas grandes empresas. Mas atenção: não importa se você está oficialmente na rede, as pessoas já te colocaram lá e agora é uma decisão de negócios sobre como você vai agir em relação a isto.
Muitas empresas estão investindo muito dinheiro em sua presença nas redes sociais com promoções, anúncios, posts patrocinados mas grande parte destas estratégias se baseiam na busca de novos “likes”, mas isso é correto?
Algumas perguntas devem ser respondidas antes de colocar o seu suado dinheirinho em um investimento de redes sociais:
1. Para fazer um bom trabalho de redes sociais, devo ter obrigatoriamente um profissional ou uma agência cuidando disso para mim?
É o ideal. Mas lembre-se: o feito é melhor que o não feito. Então, se você, neste momento, não pode contar com uma verba para a contratação de um profissional ou uma agência, ok, faça por conta própria. Você terá muita desvantagem em relação ao seu concorrente que conta com serviços profissionais, mas aí vale a diferenciação.
2. Tenho que obrigatoriamente estar presente em todas as redes como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, etc?
Não! Cada caso é um caso. Cada empresa tem um público alvo que se identifica mais ou menos com determinada rede, nada impede que você esteja em todas, nada impede que você esteja em apenas uma, quem demanda esse esforço é a sua estratégia.
3. Tenho um sobrinho que tem Facebook posso chamar ele para cuidar da minha comunicação nas redes?
Não! Ou melhor, se o sobrinho tiver diversos cursos na área, uma formação que lhe permita se comunicar com a audiência, entender as ações de marketing da sua empresa e captar os movimentos das redes, ok, o seu sobrinho pode ser uma boa ideia!
4. Custa muito caro ter uma equipe especializada em redes sociais?
Não! Quanto vale a imagem da sua empresa? Essa é a métrica que você deve usar, se a sua empresa for pequena ou média contrate uma agência especializada nisso. Defina metas junto com a equipe. Quais são os seus objetivos com as redes sociais? Vender Mais? Manter uma boa imagem junto ao público? Servir de atendimento ao consumidor? As estratégias farão a diferença entre o sucesso ou o fracasso das sua ações.
5. Quanto mais likes ou amigos melhor, certo!?
Sim e não! O número de likes é apenas uma das métricas que usamos para avaliar o sucesso ou fracasso de uma ação de mídia social. Há muitas outras variantes que devem ser levadas em conta. Há páginas com 100 likes extremamente efetivas que atendem aos objetivos do cliente, há páginas com mais de 10.000 likes que estão longe de trazer o sucesso esperado.
6. Quando um profissional for cuidar da minha página ainda terei acesso a ela e poderei postar o que quiser?
Sim, a página é sua, porém, entenda que é preciso estratégia. Se você tem uma equipe dedicada a sua estratégia social ela saberá o que postar, em que horário postar e de que maneira. Essa equipe saberá, por exemplo, que tipo de peças de melhor performance em anúncios ou em orgânico, quais são as trends do momento e outras tantas variantes. O melhor conselho é: Se contratou alguém, confie. Analise resultados, mas não interfira dia a dia nas postagens, afinal, se fizer isso o resultado final será seu e não da equipe, para o bem ou para o mal.
7. Contratei uma agência para cuidar das minhas redes sociais, então, não preciso mais investir dinheiro em anúncios, certo?
Totalmente errado. Nunca misture as coisas. Pode parecer estranho mas as redes sociais precisam estar bem, performar bem, estar alinhada com os objetivos de marketing e sim, ainda carece de investimentos externos.
Pense na seguinte comparação: Você constrói uma loja da fábrica, contrata o melhor arquiteto, você tem os melhores produtos e seus atendentes são os mais bem treinados, mas, sua fábrica e longe e você não quer gastar dinheiro com divulgação, afinal, já investiu na loja. Adianta? Não. Claro que não. Uma coisa está ligada na outra, não se pode misturar as estações.
8.Qual Rede Social tem melhores resultados?
Não há uma resposta certa para isso. Entenda que pode variar entre Linkedin, ou Pinterest ou Instagram ou outra rede. Isso depende do público e do objetivo de marketing de cada estratégia.
9.Quanto mais postagens, melhor?
Não há ciência exata sobre isso. Cada rede social tem uma particularidade em seu algoritmo e na forma como ela entrega as postagens. É preciso estratégia. Um exemplo: Pinterest. Pouco importa se você fizer 500 postagens no mesmo dia ou uma. Todas serão apresentadas segundo a palavra chave ou interesses da audiência.
10.Faço postagens em redes sociais, preciso responder todo mundo?
Sim. Com certeza. Sempre. Em todo tempo. Coloque isso em sua mente, é preciso interação. E sim, muitas vezes a sua marca, empresa serão criticadas e você vai precisar ter tranquilidade. Também terá que ter paciência e por fim, responder com rapidez, o tempo atual exige velocidade.
Pergunta bônus
Vi um anúncio no Google que vende seguidores, likes e views, devo comprar? Isso é bom?
Nãoooooooo. Fuja! Nunca compre likes ou seguidores. Os motivos são diversos que vão desde a possibilidade de você ser banido da rede social, passando por jogar dinheiro fora já que essas pessoas não são o seu público de verdade e culminando em perder todas as métricas confiáveis da sua estratégia.
Redes sociais são uma realidade e uma obrigação de qualquer empresa. Tenha certeza que o seu concorrente está fazendo e ele vai se diferenciar nesta estratégia, você não pode perder tempo.
Se você tem qualquer dúvida, manda um zap para nós neste número que vamos te ajudar.