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Ano entra, ano sai e as listas sempre estão em alta, e nós, não poderíamos deixar você de fora desta, preparamos 5 tendências de comunicação para que a sua empresa se prepare para bombar em 2020.
Mas atenção: tudo tem que ser feito de maneira profissional, ou você se dedica para a comunicação, ou contrata alguém para se dedicar ou contrata uma agência de comunicação. Não engane a si mesmo, ficar gerenciando micro tarefas só tem como resultado desgaste e o insucesso das ações.
Atendimento Personalizado
Se antes era normal você vender algo como “atendimento personalizado“, agora virou diferencial. As pessoas buscam relações humanas, querem saber como as empresas funcionam, querem alguém com quem falar. Aqui, precisamos entender, não estou falando que o atendimento via chat ou inteligência artificial vai acabar, não. Pelo contrário, estou dizendo que é preciso se mostrar acessível. Um exemplo, talvez o maior sucesso deles é o Magalu da Magazine Luíza. Você consegue fazer praticamente tudo por IA, mas, se quiser, se precisar, se sentir mais confortável, tem um telefone para um ser humano te atender. A própria Luíza em mais de uma oportunidade atendeu seus clientes de maneira privada.
Inteligência Artificial/Chat.
Se ter Atendimento Personalizado é diferencial, criar a facilidade para resolução dos problemas é também. A tecnologia chegou é realidade e tudo que você, de olho na palavra, TUDO, que você conhece, o modo como você consome irá mudar. Para ficar claro: TUDO.
É questão de tempo para os supermercados não terem mais caixas humanos, os postos de gasolina não contarem com frentistas, os vendedores mudarem em 180º o modo como atendem, as pessoas buscam facilidade. É mais ou menos assim: Quero comprar algo, então, tudo tem que estar absolutamente na minha mão, a cor, o tamanho, o botão comprar. Tudo deve estar interligado. Não se pode, por exemplo, pedir duas vezes a mesma informação, como na hora do cadastro pedir um monte de informações e na hora da compra pedir para confirmar tudo. Não. Facilite a vida do internauta. Atenda via chat, e aqui vale a inteligência artificial ou a facilidade do Whatsapp, a pessoa quer ser atendida da maneira mais rápida e simples possível.
Anúncios Personalizados
Nessa altura do campeonato você já deve saber que é possível fazer muitas personalizações de anúncio, em 2020 essa técnica deve ficar ainda mais latente. Já há estudos de diversas plataformas para que você consiga anunciar de maneira ainda mais assertiva. Exemplo, eu sei que você gostam de exemplos: hoje eu consigo de maneira muito fácil direcionar um anúncio no Facebook para pessoas que tem como interesse pets, logo, ainda em 2020, vou conseguir restringir o tipo do pet por curtidas, ou ainda, pessoas que curtem mais fotos de gatos, ou de cachorros, enfim… o detalhe da segmentação poderá ser infinito.
Podcast
Recentemente o Spotify fez diversas aquisições buscando se tornar uma referência em podcasts, um setor em que a Apple sempre esteve na vanguarda. Ainda em 2020, reforçando esse posicionamento, a plataforma irá oferecer uma espécie de remuneração, com moldes bastante parecidos com o que o Google faz com relação ao Youtube, para podcasts em sua plataforma. Hoje, o Anchor, é responsável pela armazenagem de milhares de podcasts do mundo todo e esse esforço deve ser recompensado com a ferramenta oferecendo ao mercado anúncios direcionados. Uma marca poderá anunciar em programas que falem sobre crianças, ou sobre games. Os podcasts contam com uma audiência fiel e crescente e essa exposição pode ser riquíssima e trazer ótimos resultados.
Áudio Marketing
Ainda na esteira de podcasts que levam conteúdo ao ouvinte, teremos uma expansão bastante considerável dos chamados “áudio marketing” e eles se darão em duas vertentes: o conteúdos expostos em blog já começaram a ganhar desde 2018 uma versão em áudio, a tendência ganhou corpo em 2019 e este ano deve tornar-se obrigação. Só isso já cria várias demandas, a gravação, a edição, a qualidade. Além desta “novidade” há os gadgets inteligentes para casa como o Google Home, Alexa e a Siri do Apple, esse conteúdo poderá ser reproduzido em aplicativos especialmente desenvolvidos para estes aparelhos e as pessoas poderão ouvir o conteúdo, interagir com a sua empresa enquanto fazem outras atividades.
Seguir tendências nunca é uma tarefa fácil. Há muita coisa que começa e falha, como os podcasts que ano pós-ano se diziam a tendência até que em 2019 explodiram, quem começou em 2016 quando eles apareceram pela primeira vez como tendência saiu na frente, mas sofreu no caminho. Seguir tendência significa sucesso, mas não sucesso imediato, é preciso que isso fique claro.
Em uma analogia bastante ampla lembre-se: em 1950 quando a televisão começou no Brasil não tinha audiência, centenas de aparelhos foram doados e em pouco tempo se tornou o fenômeno que é hoje, assim é com tudo, é preciso investimento e paciência, mas é ter certeza que quando o conteúdo se une ao bom trabalho o sucesso virá. Aposte.
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