A Pandemia Forçou: Você Precisa Vender Online

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Não tem escapatória, com muitos comércios fechados, e por muito tempo, as empresas tiveram que escolher entre zerar o seu faturamento ou reinventar-se e vender online. Valeu muito a criatividade do brasileiro. Teve venda pelo Whatsapp, teve venda por email, pelo Mercado Livre, ou ainda por plataformas como o Entrega Curitiba, mas o fato é que aqueles que ficaram parados perderam tempo e dinheiro. Ambos não se recuperam, mas comece agora mesmo essa mudança e pare de perder tempo.

Vamos falar de e-commerce.
Quem pode ter? Todos!
Todos?
Sim, todos!

Aqui na KAKOI, por exemplo, temos vários parceiros que oferecem plataformas robustas por ótimos preços e já tem toda a integração com os principais marketplaces do Brasil. Um exemplo é o Ideia no Ar. Na plataforma, você coloca seus produtos para vender em todo o Brasil, se antes desta crise sanitária você vendia somente para o seu quintal, agora as fronteiras sumiram, é apenas uma questão de organização.

Mas como abrir um e-commerce?

A resposta dessa pergunta depende do momento que a sua empresa está vivendo. Montar um e-commerce pode ser mais fácil e barato do que parece.

Se você está começando o mais prático e barato é adotar uma plataforma pronta. A grande vantagem de usar uma plataforma pronta é que você economiza todos os custos de desenvolvimento além de estar usando um sistema maduro, estável, seguro e bem estabelecido.

Módulos importantes de serem configurados como ERP, marketing, cálculo de frete, transporte e pagamento são fáceis de configurar ou integrar, não requerendo conhecimento profundo em programação. É possível utilizar tanto layouts prontos que eles disponibilizam quanto comprar layouts feitos pela comunidade, que são temáticos e servem a múltiplos propósitos. Para os planos pagos existe toda uma estrutura de suporte através de tickets.

Um exemplo desta modalidade é a Loja Integrada, não tem tempo para fazer isso?

O que eu preciso para que o e-commerce seja um sucesso?

Bom, o mais importante, é claro, é o atendimento e o produto que você vende, não adianta de nada você ter uma plataforma robusta se o seu atendimento não for bom e o seu atendimento pior ainda.

Abaixo, algumas dicas que vão manter o seu e-commerce em alta e te ajudar a vender bem mais.|

Acompanhe as métricas e para isso, Google Analytics

A inteligência de quem sabe interpretar o Google Analytics, uma ferramenta indispensável e gratuita, auxilia neste processo de compreensão do comportamento do usuário dentro do site. É possível saber desde a origem do tráfego até o momento de conversão, a chamada compra final.

Existe um código de acompanhamento que é inserido dentro do site com parâmetros colocados nas URLs. É possível acompanhar todas as atividades dos usuários dentro da página. Quando se cria uma campanha e ela segue para as redes sociais, é o bom uso do Google Analytics que permitirá mostrar de qual plataforma a visita se originou.

Diferente de materiais do mundo tradicional off-line, a Internet permite esta mensuração de quem veio procurar o seu produto, qual a origem de seu usuário e qual conteúdo ele está pesquisando. Se pensarmos em uma loja virtual, dá para criar anúncios  Google, apenas para quem realmente entrou no seu site, o chamado remarketing. Não existe mais tiro no escuro: Conseguir falar com seu público, sabendo onde ele está, e como ele chegou até você, só é possível se utilizar esta ferramenta de maneira inteligente.

Tenha um blog e gere bom conteúdo

Não é surpresa nenhuma dizer que grande parte dos e-commerce que existem por aí nem mesmo possuem um blog corporativo. Embora hoje encontremos inúmeros motivos a respeito do porquê as empresas devem investir na criação de um blog, o e-commerce ainda parece ser ignorado por muitos empreendedores e gestores.

As empresas que estão antenadas no mercado sabem muito bem qual é a importância do blog, principalmente no que diz respeito ao aumento do tráfego e o aumento na geração de leads. O importante é pensar que, uma vez que grande parte dos concorrentes não investe em blogs, essa é uma enorme vantagem competitiva para você, já que será possível destacar sua empresa das restantes.

Mas por que ter um blog?

O blog atrai tráfego para a loja online
Sim, é verdade. Uma vez que você investe em uma boa produção de conteúdo para o blog da empresa, ele ajudará a chamar a atenção das pessoas para a sua loja online. Tudo dependerá de uma boa estratégia de SEO. A ciência por trás dessa estratégia é simples.

À medida que você escreve novos posts para o blog, novas páginas serão adicionadas ao site, construindo assim uma boa relação com os buscadores (Google, Yahoo, Bing e etc). De tempos em tempos o Google verificará o site, a fim de classificá-lo nas pesquisas. Mas não pense que basta você escrever um post sem periodicidade alguma.

O marketing de conteúdo precisa ser constante e sempre com posts que ajudem os leitores de alguma forma, ou seja, é uma tarefa que traz um ótimo retorno a médio/longo prazo. Uma boa maneira de conseguir mais tráfego para o blog é colocando links dentro dos próprios posts para outras páginas do seu site ou do próprio blog. Esse é um dos fatores principais que o Google leva em consideração na hora de ranquear um site.

Um blog para e-commerce pode convencer o público a comprar de você
Pode ser que as estratégias de marketing da sua empresa consigam atrair alguns poucos visitantes para a loja online da sua empresa, mas o que acontece depois? Entenda que a primeira impressão é a que fica, e, se você não tiver cuidado, os possíveis clientes podem simplesmente desaparecer.

Uma empresa de e-commerce precisa de uma boa maneira de converter os clientes e um blog é a ferramenta perfeita para fazer isso. Mas por quê? O blog ajudará a destacar a empresa no meio da multidão, provando seu poder como especialista no produto que vende. Você poderá fazer o que quiser com o blog, contanto que ele seja bom naquilo que se propõe a fazer.

É importante investir em posts a respeito dos produtos mais recentes, entrevistas com clientes satisfeitos ou até mesmo falar sobre produtos que ainda serão lançados pela empresa. A única certeza é que um blog de e-commerce deve ser interessante, educacional e mostrar autoridade a respeito dos produtos ou serviços que vende. Pense que com ele será possível oferecer dicas e encantar os possíveis clientes, a fim de que eles fechem uma venda com você.

O blog aumenta sua base de dados
Que empresa não sonha em ter mais leads? Bom, uma vez que você começa a postar conteúdo interessante, relevante e realmente valiosos, a empresa estará dando às pessoas uma razão para que elas voltem sempre e confiem na empresa.

Ao criar um blog, certifique-se de que as pessoas possam assinar seu feed através do e-mail. Dessa forma elas sempre estarão em dia com aquilo que você posta, e o número de leads só tende a aumentar. Ofereça também algo de valor elevado, como um e-book ou um código de desconto que poderá ser usado para uma próxima compra.

O alcance da marca atinge níveis muito maiores
Não é segredo que uma empresa deseja atingir um público cada vez maior. Mas como fazer isso se as pessoas nunca ouviram falar do seu site? A verdade é que as pessoas gostam de conteúdos que possam ser compartilhados dentro do ciclo de amizade delas; por isso é tão importante criar um conteúdo épico para postar no blog da empresa.

À medida que isso acontece, mais e mais pessoas ouvirão sobre você e ficarão curiosos a respeito daquilo que você vende. Não se esqueça de habilitar os botões de compartilhamento para outras redes sociais, pois essa será a maior chance de ter outras pessoas em outras redes ouvindo o que a sua empresa tem a dizer.

Redes Sociais sempre.
Você sabe, redes sociais são essenciais em qualquer estratégia de comunicação. Levar o tráfego para sua loja virtual é algo extremamente importante e, com certeza, fará sua estratégia vencedora. Webinars para manter o público informado e gerar mais leads.
Um webinar tem múltiplas funções, demonstra sua autoridade em relação a determinado assunto, envolve pessoas que já te conhecem além de espalhar a palavra. Use essa importante ferramenta a seu favor.

Email Marketing
O envio de marketing por e-mail anda marginalizado na comunicação das empresas, muitos acreditam que só vai para a caixa de spam, etc, isso até pode ser verdade, mas somente se não obedecer práticas recomendadas. Nem preciso falar sobre o mailing qualificado, não é mesmo?

Táticas essenciais para um e-commerce de sucesso

Planejar: como primeiro passo, é fundamental ter um plano, entender o que se vende, onde se quer chegar e como fazer para atingir tais objetivos. Também é importante definir os produtos, preços e determinar quais vão ser as estratégias de venda e divulgação..

Criar uma estratégia de marketing e de atendimento ao cliente: definido o planejamento, o segundo estágio consiste em identificar onde promover os produtos e quanto investir neles. Quando se fala de marketing, não se pode limitar a pensar somente nas vendas, mas sobretudo, é indispensável investir em recursos humanos que possam atender aos clientes quando tenham dúvidas ou consultas. Se este ponto não é considerado, provavelmente haverá falhas em todo o resto dos aspectos e processos.

Aproveitar as datas especiais: o e-commerce e o varejo em geral movem-se, principalmente, em datas especiais. Deve-se contemplar estes momentos nos calendários de vendas, estar sintonizado no “modo data especial”. É importante customizar a loja, planejar promoções e descontos para estas datas e envios gratuitos.

Cercar-se de pessoas adequadas: boas equipes fazem a diferença. Escolher as pessoas que se identificam com a empresa ou empreendimento, compreendem e trazem para si a proposta da empresa é um valor fundamental. É importante pensar nisso quando contratar pessoas, selecionar parceiros e aliados estratégicos.

Escolher ferramentas que ajudem o empreendimento a evoluir: a tecnologia avança rapidamente e faz parte do DNA de todo e-commerce. Deve-se implementar soluções sustentáveis que possam evoluir e oferecer as melhores experiências aos clientes.

Era isso, pessoal. Esperamos ter contribuído para que as suas vendas decolem (ou comecem), conte com a KAKOI para quaisquer aspectos da sua comunicação.

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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