Ouça esse conteúdo em áudio [player id=6549]
Entra ano, sai ano e nós da KAKOI sempre trazemos para você as melhores dicas de marketing, e para 2021, um ano absolutamente estranho, em que estamos fazendo a transição no normal pro tal novo normal, é importante estar alinhado com as tendências.
Vamos lá!?
1 – Lives em Alta
Eu sei que você deve estar saturado de lives, mas calma, o mundo não é você e, sim, elas serão muito relevantes neste ano. Mas não pense em lives apenas como super produções, a ideia não é essa.
Pense em live para o seu negócio como discutir as novas funcionalidades de determinado aparelho, a cor da moda, enfim… usa tua expertise a teu favor. Você também pode me perguntar:
– Mas aonde fazer essas lives?!
Aonde estiver a sua audiência. Instagram, Youtube ou Facebook, ou nas 3 ao mesmo tempo.
Outra dica importante é: não seja o vaidoso da live, aquele que para a transmissão porque tem pouca gente vendo.
Isso não tem importância, as lives vão te fazer ganhar autoridade, as lives podem ser vistas posteriormente e, o principal motivo: não é todo mundo que é seu cliente, quanto mais segmentado for o seu público, menos audiência “ao vivo” você terá, não tem mágica.
2 – TikTok e Reels.
A guerra entre essas duas marcas continua e sua marca pode ganhar com isso. Invista nesses dois formatos para atrair seguidores e audiência. O Reels tem a vantagem de contar com um audiência cativa de idade variada, já o TikTok tem seu target com 30 anos ou menos.
A criação de conteúdo vai da criatividade de cada um, mas, assim como nas lives, o importante é mostrar conhecimento naquilo que está expondo, assim, com certeza, ganhará seguidores ao longo do tempo. Utilize os títulos certos e as # corretas.
Além disso, o Reels tem mais um aliado, o governo americano, que desde Donald Trump promete banir a rede TikTok da terra americana.
3 – Apoio ao Local
Já falamos aqui sobre SEO Local, ele ganhará ainda mais importância nesse novo normal. Os pequenos negócios devem ganhar relevância e há uma novidade interessante nesse ano: a busca sem clique.
Calma, vou explicar.
Com a pandemia, as pessoas tinham algum tempo sobrando e isso fez alguns hábitos mudarem, entre eles a busca do Google. Se antes, você buscava “Pizzaria em Curitiba” e clicava nos links, entre eles os patrocinados, hoje, grande parte das buscas não está resultando em cliques, mas nem por isso deixa de converter.
Acontece que as pessoas enxergam as informações como telefone e endereço já na busca, se não encontram, partem para o próximo resultado que os exponha. Então a dica:
Trabalhe os conteúdos para que virem featured snippets, inclua rich snippets (Se você não faz o que é isso, logo comentarei) relevantes para os usuários e
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO:
coloque e mantenha a sua empresa atualizada no Google Meu Negócio, isso faz toda diferença.
4- Causas, Histórias e Marcas Humanizadas
Vidas Negras Importam, Meu Corpo Minhas Regras, #MeToo, Somos Todos…, enfim, as causas chegaram para ficar na vida das pessoas e as marcas, de uma maneira geral, souberam aproveitar essa onda que irá ganhar ainda mais visibilidade.
Seja Verdadeiro na marca que apoia, e isso será facilmente identificado por sua audiência.
Ah, quando se apoia uma causa, por mais óbvia que ela possa parecer, sempre haverão aqueles que o criticarão por isso. Esteja preparado.
Outra coisa é aproveitar histórias que a sua audiência gera, ainda que elas não estejam diretamente ligadas ao seu negócio. Conta a história da mulher que se redescobriu após a separação, ou ainda a criança que cortou o próprio cabelo para ajudar a irmã, enfim… o mundo está cheio de histórias significativas que engajarão sua audiência.
5 – Converse com Interação
Essa é das antigas mas segue firme e se reinventando, a interação, a conversa, a participação, até mesmo a gameficação.
Chame sua audiência para a conversa. Faça enquetes, abra caixas de perguntas, abra fóruns de discussão, grupos do Telegram.
Mais do que apenas consumir o conteúdo que você disponibiliza, a audiência quer participar, quer ser ouvida, então, sim, invista na “conversa”.
Por falar em “conversa” outro modo é o marketing por voz. Em 2020 explodiu a venda dos chamados assistentes de voz como Alexa, Siri ou Google Home, agora, as pessoas buscam consumir conteúdos nestas plataformas, você precisa disponibilizá-los.
Era Wilson, meus queridos. Se tiver dúvidas ou quiser contratar a melhor agência de comunicação da galáxia enquanto Láctea, não deixe de usar o nosso Whatsaspp.
Até a próxima!